Migrando para o Linux? O que é preciso saber além da interface? - Introdução
Migrando para o Linux? O que é preciso saber além da interface?
Introdução
Não vou falar de distro X ou Y, não vou falar como instalar a Steam, Wine ou Proton, os "primeiros passos após migrar" ou coisa assim, iremos falar de conceitos importantes sobre o Linux! Será um resumo, apresentarei alguns conceitos importantes.
Caso você queira entrar nesse mundo pra valer e da forma certa, entender o Linux é a parte mais importante! Mas temos um problema, nos últimos tempos a migração para o Linux aumentou muito, por N fatores que não importam agora, mas esse não é o problema, pelo contrario é muito bom, porem o básico esta sendo ignorado, não só por quem esta chegando agora no Linux mas por quem já esta aqui a mais tempo e que deveria passar esse conhecimento adiante, a maioria dos vídeos e conteúdos atualmente voltados a iniciantes trata apenas da instalação básica com um calamares da vida e coisas como "baixar steam, baixar wine, como jogar no Linux", e conteúdos muito focados em alguma distro especifica, não entenda errado, é um conteúdo necessário que visa atender as necessidades de que está chegando agora, mas isso pula muitas etapas, simplificar muito a explicação sobre o Linux, vai causar problemas futuros aos usuários.
Eu sei que a maioria das pessoas não quer saber como o sistema funciona por baixo dos panos mas, como eu disse caso você queira entender o Linux então temos que falar do básico. É claro que só nesse post não da pra abordar tudo nos mínimos detalhes, nem é essa a intenção neste momento, mas quero tentar mostras o suficiente para você não ficar perdido.
Não vou falar a historia do Linux ou coisas que vocês já devem ter escutado diversas vezes como "Linux é o kernel, Linux é de código aberto, Linux é gratuito, Linux é seguro" e coisas assim, isso com certeza você já escutou e isso na real não explica muito, então vamos entender o que realmente isso significa de forma mais pratica:
O kernel junto com o conjunto de ferramentas que formam um sistema usável é um sistema extremamente controlável, personalizável e transparente, é um sistema robusto.
- Controlável porque por exemplo: você configura, gerência seu sistema Linux como quiser.
- Personalizável porque você pode monta-lo da forma que achar melhor, na pratica as Distribuições Linux nada mais são que um conjunto de conceitos, filosofias e princípios que alguém achou interessante e montou o seu sistema, tendo como base o Linux.
- Transparente no sentido de que você consegue saber o que está rodando, por que está rodando e onde isso está definido, nada acontece por trás dos panos.
Então no Linux você controla, modifica, remove ou adiciona conforme suas necessidades.
Aprender Linux não é só decorar comandos, é aprender a conversar com o sistema, ou de uma forma melhor: conversar com a lata, sentir a lata.
Você não é apenas o usuário é o operador da lata.
FHS
Agora vamos um pouco mais além, devemos aprender sobre arquivos e diretórios, mas porque? Temos uma frase famosa que é "No Linux tudo são arquivos", e sim realmente é, então entender arquivos e diretórios além da forma como são organizados é talvez a parte mais fundamental para entendermos esse sistema.
Nos temos a FHS – Filesystem Hierarchy Standard (Padrão de Hierarquia do Sistema de Arquivos), não se aplica apenas ao Linux, mas a vários Unix-like, não vamos focar totalmente nas especificações da FHS, nem sempre vai ser da forma como ela descreve, mas iremos abordar o essencial, não apenas decore, entenda! Será a nossa base para que você saiba se localizar na Hierarquia de diretórios do Linux.
/ Raiz (ROOT) --> O primeiro diretório na Hierarquia, tudo esta dentro da raiz, uma coisa importante a salientar, no Linux todos os dispositivos de armazenamento como HDs, Pendrives, SSDs entre outros, ficam todos dentro de algum diretório especifico da mesma Raiz, diferente do Windows onde cada dispositivo de armazenamento, fica em sua própria Raiz como Disco C, D, E etc. Mais algumas diferenças importantes para você não ficar perdido, talvez você já tenha percebido mas usamos a "/" (barra), não a barra invertida "\" e o Linux e os UNIX em geral são "case sensitiva", ou seja tem diferenciação entre minúsculo e maiúsculo.
/boot --> Arquivos estáticos do boot loader, aqui onde fica os arquivos do GRUB, Initramdisk (Que seria o sistema de arquivos básico que o kernel usa durante o boot) e o kernel propriamente dito que é carregado no boot, além de outros arquivos. Geralmente você não vai mexer diretamente neste diretório, a outros arquivos e utilitários feitos para a sua configuração.
/etc --> A maioria dos arquivos de configuração referente ao sistema estão aqui, como não vamos focar em interfaces diferentes mas sim apenas no Linux, esse é o lugar principal onde você vai fazer suas configurações e também inspecionar como as coisas estão configuradas.
/bin, /usr/bin, /sbin e /usr/sbin --> Eu sei que cada um tem seu uso, mas vou tratar todos no mesmo tópico, porque quero que você entenda o essencial, daria um artigo apenas sobre a FHS, mas não é o intuito, esses são diretórios onde estão os binários essenciais do sistema, a maioria dos comandos que você executa estão aqui.
/dev --> Aqui onde ficam os arquivos especiais e dispositivos. É aqui onde fica os dispositivos que representam por exemplo o seu HD, Geralmente algo como "/dev/sda", você já deve ter visto isso durante a instalação, seria equivalente ao disco C, D etc, do Windows, lembra que eu tinha falado que tudo são arquivos, aqui tudo é representado por arquivos seja o HD ou até uma webcam, geralmente todos terão seu arquivo relacionado e normalmente ficam aqui.
/lib, /usr/lib --> Aqui retão a bibliotecas e módulos do sistema, entenda biblioteca como algo essencial para os outros softwares do sistema e módulos seria equivalentes aos "Drivers".
/proc, /sys --> Estes são especiais, são sistemas de arquivos "virtuais" montados durante o boot do sistema, ou seja eles não existem no disco, é aqui onde ficam as informações do Kernel, seus processos, suas informações e configurações ficam, não configurações estáticas como no /etc, mas do kernel atual em execução, e é aqui onde você pode conversar de forma mais próxima como o Kernel e seus dispositivos, alterando parâmetros e configurações.
Sistemas de Arquivos
Ok, entendemos a estrutura de diretórios do Linux, mas precisamos também saber algumas coisas sobre os seus Sistemas de arquivos, calma que não vamos nos aprofundar muito no assunto, mas ha coisas que precisamos saber.
No Linux não temos um único sistema de arquivos, mas vários, mas vamos focar em 3: BTRFS, EXT4 e fat32.
- BTRFS --> É um sistema de arquivos atual e moderno, funciona muito bem em SSDs, SATA ou NVME, muitos recursos relacionados a integridade, e backup, e tem mais opções de configuração.
- EXT4 --> É o clássico que funciona bem, não significa que seja velho ou ultrapassado, pode ser mais simples e fácil de configurar, recomendado em alguns casos.
- FAT32 --> E sim, o FAT32, não é necessariamente um sistema do Linux, mas é muito usado por sua compatibilidade, geralmente a partição BOOT usara este sistema.
Como eu disse, tem muitos outros, mas não precisa se preocupar, no momento estes são o suficiente. Alguns comando para ajuda-lo com Discos e Sistemas de Arquivos:
- lsblk --> Mostra a estrutura dos discos no sistema.
- blkid --> Monstra informações das partições.
- cfdisk --> Utilitário para particionamento via CLI, interface mais amigável. Ex: cfdisk /dev/sda
- parted --> Serve para manipular sistemas de arquivos como redimensionar, GPARTED é uma interface gráfica para ele.
- df --> Mostra o uso dos discos, útil para ver quanto espaço a disponível. Ex: df -h
Permissões de Arquivos
Para encerrarmos esta parte sobre Dispositivos, Arquivos e Diretórios temos que falar sobre Permissões. São elas que controlam quem pode acessar ou modificar diretórios ou arquivos, e ate o que pode ser executado ou quem pode executar.
Podemos verificas as permissões com "ls -l":
Para executar um script ou um AppImage por exemplo, é preciso que ele tenha permissão de execução, podemos verificar isso com o comando "ls" e caso precise modificar use o comando "chmod".
Muitos erros acontecem por falta de permissão ao tentar executar algo, entender como funcionam é essencial.
Shell - Terminal
O Shell ou Terminal é um interpretador de comandos, uma interface para configurar e usar o sistema operacional através de comandos executados pelo usuário. Terminal, pode ser acessado dentro da interface, geralmente com CRTL + ALT + T, enquanto o Shell ou também chamado TTY pode ser acessado com CRTL + ALT + F1 a 12.
Ok, mas porque aprender isso? Eu sei que pra quem esta migrando para o Linux o Terminal pode causar "medo", mas o Terminal é uma ferramenta extremamente poderosa, seja para administrar o sistema, obter informações sobre o hardware ou software e claro, automatizar o sistema através de scripts. Não usar o Terminal é desperdiçar a ferramenta mais poderosa do Linux.
Terminal não é tão complicado quanto parece, vamos entende o essencial, essa é a aparência comum do terminal:
A parte mais importante para não se perder é essa:
Chamado de PS1, é aqui onde você terá algumas informações essências, como usuário que esta logado no momento e o diretório atual. Alguns comandos úteis:
- history --> para exibir o histórico de comandos.
- pwd --> Monstra o diretório atual
- cd --> Muda o diretório atual.
- rm --> Apaga um ou mais arquivos.
- cp --> Copia um ou mais Arquivos.
- mv --> Move um ou mais arquivos.
- ls --> Lista o conteúdo de diretórios.
- ip --> Mostra as informações de Rede.
- top --> Mostra processos rodando no sistema
E como buscar ajuda no terminal?
- man --> Manual do comando. Ex: man comando
- info --> Documentação mais detalhada que o "man". Ex: info comando
- help --> Help interno. Ex: no bash execute: help
Conclusão
Acredite se quiser, esse seria o básico e resumido :-D. Pode assustar no começo mas são informações importantes para você entender o Linux, e como focamos no Shell/Terminal isso vai ajuda-lo independente de Distribuição.
Como tinha dito, não tem todas as informações aqui, é uma introdução, mas caso gostem posso fazer disso uma serie me aprofundando cada vez mais no Linux, só comentar ai e sugestões e criticas também podem comentar.






Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião ou duvida.