Qual é o maior problema dos usuários Linux?

Qual é o maior problema dos usuários Linux?

Eles mesmos.
 

    Um dos fenômenos mais curiosos no mundo Linux é ver iniciantes e ate usuários Linux com algum tempo de experiencia escolhendo distribuições como Arch Linux ou Kali Linux sem entender o que esses sistemas realmente se propõem a ser. Muitas vezes a escolha não vem da necessidade, mas do fator "é legal", "é avançado", "parece coisa de hacker". 

    Não generalizando, mas isso acontece com bastante frequência. A pessoa instala o sistema sem conhecer seus objetivos, suas limitações ou sua filosofia. Quando surgem problemas e eles vão surgir o usuário não sabe resolver, a comunidade nem sempre tem paciência para ajudar, e a frustração aparece rapidamente.

    O Arch Linux é um ótimo exemplo disso. Muita gente escolhe o Arch porque ele tem fama de "difícil" ou "hardcore", mas nunca leu a documentação, nunca abriu a Wiki e, muitas vezes, nem entende como o próprio sistema funciona. Isso não acontece só no Arch, mas nele isso fica mais evidente.

    Então fica a pergunta, independente da distribuição que você usa:

  • Você já leu a documentação?
  • Já leu a Wiki do seu sistema?
  • Você sabe como ele funciona, quais são seus princípios e sua filosofia?
  • Será que essa distribuição realmente é adequada para você?


    O Arch Linux é um sistema extremamente robusto, mas ele não é para todo mundo e isso está escrito claramente na própria Wiki. Sim, eu acho que ele pode ser uma boa escolha até para quem está começando, desde que a pessoa esteja disposta a mergulhar de cabeça, aprender, errar e entender o sistema. O problema começa quando alguém pula o básico e espera que tudo funcione automaticamente.

    Isso vale para qualquer sistema. Nenhuma distribuição é perfeita, todas têm problemas. No caso do Arch, um dos maiores problemas pode ser a própria comunidade, mas isso é assunto para outro momento.

    Muitos iniciantes acabam desistindo do Linux e voltando para o Windows, mesmo tendo vários motivos para querer sair dele. Isso acontece porque o Linux é ruim? Nem sempre. Às vezes o sistema simplesmente não atende às necessidades daquela pessoa, seja por falta de alguma ferramenta ou simplesmente não gostou. Mas, em muitos casos, a desistência acontece porque a escolha da distribuição foi errada desde o início.

    Recomendar um sistema nunca é simples, porque cada pessoa tem gostos, expectativas e necessidades diferentes. Mas se houvesse mais pesquisa antes da migração e mais disposição para aprender, a experiência poderia ser completamente diferente.

    Falando em estabilidade, vou usar novamente o Arch como exemplo. Eu considero o Arch Linux estável, sim Arch Linux estável, eu sei que isso parece contraditório com a visão popular do Arch, mas vamos explicar, na própria Wiki está escrito:

"A estabilidade do sistema é responsabilidade do usuário." 

    Não poderia ser mais simples. Eu considero meu Arch estável porque eu conheço meu sistema. Os pacotes não quebram porque eu sei o que está instalado afinal, eu instalei. Eu sei como o sistema está configurado porque eu que configurei. Sei o que está rodando em segundo plano porque eu habilitei os serviços.

    Ou seja, eu tenho controle do sistema, e por isso tenho responsabilidade sobre ele, "Com grandes poderes vem grandes responsabilidades".

    Isso significa que todo mundo é obrigado a conhecer profundamente o próprio sistema? De certa forma, sim principalmente em distribuições como Arch e Gentoo. Não espere que tudo funcione de primeira, porque não vai e não espere que o sistema vai se instalar sozinho ou que vai resolver os problemas automaticamente, porque não vai. Esses sistemas não foram feitos para isso.

    Não estamos discutindo sistema, pacote ou filosofia de alguma distro, mas sim Postura. Usar um sistema apenas porque ele é “legal”, sem entender o básico, geralmente acaba em frustração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Definição PCismo

PcismoOS

Entendendo o Arch Linux